DICA DE HOJE: O diário de bordo do JN no Ar - - Ernesto Paglia

0 comentários

Título:  O diário de bordo do JN no Ar (Cruzando o país numa cobertura histórica)
Autor(a): Ernesto Paglia
Editora: Globo
ISBN: 9788525018427

Qual o tamanho do Brasil? A pergunta – típica do ensino de geografia à moda antiga – tem uma resposta correta: aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Correta, porém insuficiente. Pelo menos é nisso que acreditam os profissionais que produziram um dos maiores e mais desafiadores projetos do jornalismo brasileiro, o JN no Ar.

Desde o início o objetivo da série de reportagens, realizadas durante a campanha para presidente da República de 2010, foi mostrar para a imensa audiência do Jornal Nacional as mais diferentes realidades que convivem num mesmo território. A história dessa aventura está no livro O diário de bordo do JN no Ar, escrito pelo jornalista Ernesto Paglia. Com sua narrativa ágil, Paglia leva ao leitor as impressões mais pessoais da viagem e os relatos de quem percorreu, por 39 dias, 27 cidades brasileiras, representando todos os estados e o Distrito Federal.

Uma jornada dessas certamente não é feita sem dificuldades e imprevistos, mas também não sem uma boa dose de humor e curiosidade, que transparecem em cada linha do livro. Quem assistiu às reportagens viu emergir um painel de situações muitas vezes mais rico do que as campanhas eleitorais conseguiam captar. No livro, soma-se a isso o relato da experiência pessoal de fazer jornalismo da melhor qualidade, narrado por quem esteve em cada um daqueles lugares – o prazer do repórter que no asfalto, na poeira ou no barro consegue, enfim, mostrar todos os rostos do povo brasileiro.


Postar um comentário