ENTREVISTA: SAMANTA HOLTZ

2 comentários
Olá caros leitores, hoje trago mais uma novidade do nosso blog para vocês, estamos inaugurando mais uma seção que vai trazer a vocês um pouco da intimidade dos escritores e pessoas ligadas a literatura em geral. E para começar, uma entrevista deliciosa com um dos novos valores da literatura brasileira, a escritora paulista Samanta Holtz. Antes de iniciarmos vamos conhecer um pouco de nossa autora.
Nascida no Dia Mundial do Livro, a publicitária e escritora Samanta Holtz parecia destinada a trilhar o caminho da literatura. Aprendeu a ler sozinha aos cinco anos, tamanha era sua vontade de entender as histórias que sua mãe lia para ela. Aos nove, ganhou um prêmio municipal de redação em sua cidade, Porto Feliz, no interior de São Paulo. Aos quatorze, começou a escrever seu primeiro romance, Renascer de um Outono, seguido por Corpo & Alma e, finalmente, O Pássaro. Com histórias românticas e cheias de surpresas, Samanta guia seus leitores por uma deliciosa viagem, levando-os das lágrimas ao riso em questão de capítulos. Em breve postarei no blog a resenha do livro O Pássaro de Samanta Holtz.

Agora vamos ao que interessa!

1. Leitura Boa: Para começar quem é Samanta Holtz?
Samanta: Sou uma pessoa otimista, que gosta de enxergar o lado bom da vida e dos acontecimentos. Acredito que Deus tem um plano perfeito para cada um de nós, desde que saibamos aproveitar as oportunidades e jamais fazer o mal. Amo a natureza, os animais, as crianças e, claro, os livros!

2. Leitura Boa: Como foram seus primeiros passos pela literatura?
Samanta: Quando criança, minha vontade de ler era tão grande que, aos cinco anos de idade, aprendi a ler sozinha com um gibi da Turma da Mônica! Gostava tanto daquelas histórias que meu sonho era, um dia, trabalhar nos Estúdios Maurício de Sousa. Movida por esse desejo, aos sete anos, comecei a criar minhas próprias histórias em quadrinhos, com personagens que eu mesma inventava. Daí, um pouco mais velha, parti para os contos, poesias, reflexões... e aos quatorze anos, comecei meu primeiro romance, " Renascer de Um Outono", seguido por "Corpo & Alma", "O Pássaro" ( publicado em 2012 pela editora Novo Século) e " Quero Ser Beth Levitt.

3. Leitura Boa: Você recebeu alguma influência? Algum escritor ou artista na família?
Samanta: Muitos em minha família são ligados à música. Meu pai, meu avô, meus tios, todos eles tocam na banda e na orquestra da minha cidade, e a maioria aprendeu a tocar sozinho ou com os amigos. É algo que vem até de gerações mais antigas! Eu também herdei esse dom, de certa forma, pois tenho muita facilidade com instrumentos musicais. Não me recordo, no entanto, de alguem que tenha se destacado com a literatura. Foi algo que desenvlvi sozinha, mesmo!

4. Leitura Boa: Algo na área literária marcou sua carreira? Pode nos contar essa experiência?
Samanta: Um fato muito marcante foi quando fui a Tatuí no lançamento do livro "Vera Holtz e Família", da atriz Vera Holtz ( que interpreta a "Mãe Lucinda", em Avenida Brasil... não tenho contato com ela, apesar de sermos da mesma origem familiar!). Levei um exemplar de O Pássaro na bolsa ( impresso por mim mesma, em gráfica) para dar de presente a ela. Logo no início do evento, o autor de novelas Silvio de Abreu sentou-se bem em nossa frente. Ficamos eufóricos!!! Assim que terminaram as formalidades, conversei com ele e contei o quanto desejava, um dia, ter o sucesso que ele tinha. Foi muito inspirador! Entao, após pegarmos uma fila imensa, chegou nossa vez para conversarmos com a Vera e a Mercês Rocha, escritora e editora do livro. Mas eu perdi a coragem de oferecer o exemplar para ela! (risos) Minha tia percebeu e correu contar para Vera, que, com a maior simpatia do mundo, chegou ao meu lado e disse: "É verdade que você tem um livro aí na bolsa e está com vergonha de me dar? ". Eu disse que sim, e ela puxou a cadeira da mesa de autógrafos onde esta sentada, e falou: " Pois eu não somente quero, como quero autografado por voçê". Aquilo foi muito significativo, para mim!!! Fiquei radiante, pensando: " estou autografando um livro meu para Vera Holtz"!!! Alguns dias depois, minha prima a viu em uma entrevista na televisão, falando sobre o lançamento do livro. Ela disse: " Conheci vários Holtz talentosos! Tem Holtz pintor, Holtz cantor... conheci até uma Holtz escritora!!! " (EU!!!).
Abaixo fotos dessa maravilhosa experiência:

















  

5. Leitura Boa: Inúmeros autores enfrentam grandes barreiras para publicar suas obras. Como foi sua luta até conseguir publicar seu primeiro livro?
Samanta: Acredito que essa seja a "sina" de todo autor iniciante. Como em toda área artística, conseguir o " lugar ao sol" é bastante difícil. Exige paciência e perseverança. Desde meu primeiro romance, sempre fui atrpas das maiores editoras, e recebi vários "nãos". Mas eu usei esse tempo para me aprimorar revisar meus livros, aprender mais! É uma área difícil de conquistarmos, e é muito fácil desanimar, mas temos que ter em mente que nosso momento há de chegar, desde que estajamos prontos para ele! Afinal, depois que se realiza o sonho de publicar, começa outro desafio; lidar com altos e baixos, com críticas positivas e negativas... Costumo dizer que, se eu pudesse voltar atrás, não mudaria nenhum dos "nãos" que recebi, pois a publicação veio no melhor moment, em que eu estava madura para enfrentar isso tudo!

6. Leitura Boa: Sua primeira obra publicada foi o romance O Pássaro. Foi feito algum tipo de pesquisa no desenvolvimento do enredo, houve alguma influência?
Samanta: Pesquisei bastante a época histórica em que ele passa - o Feudalismo, na Idade Média. Como é um tempo bastante antigo (século XIII), há pouquíssima informação disponível, e tive que tomar muito cuidado para não soltar "gafes" ao logo da história! Fora as pesquisas, na tive qualquer influência de outros autores ou outros romances - até porque, até então, nao tinha lido nenhum livro que se passasse nessa mesma época.

7. Leitura Boa: Existe relação entre você e seus personagens?
Samanta: Não! São todos frutos da minha imaginação, nao me baseei em mim mesma ou em outras pessoas do meu convívio.

8. Leitura Boa: Defina "O Pássaro" com uma frase, se possível.
Samanta: O abrir das asas para voar alto em busca dos maiores sonhos...

9. Leitura Boa: Onde você busca inspiração? Tem alguma mania antes de iniciar um novo livro
Samanta: Gosto de ouvir músca, em especial alguma que "combine" com o momento que estou escrevendo ( romântico, tenso, delicado...). Fora isso, não tenho qualquer mania ou "ritual"! A inspiração sempre vem sem avisar, mas precisamos convencê-la a ficar - ou, muitas vezes, "invocá-la". Faço isso pensando bastante na parte que vou escrever, antes de começar. Fico "respirando a história" por bastante tempo, enquanto faço outras coisas. Aí, quando eu me sento para escrever, parece fluir com mais naturalidade!

10. Leitura Boa: Quais são seus livros favoritos no momento?
Samanta: " A última música", de Nicholas Sparks... " Antes que eu vá", de Lauren Oliver... e todos os livros da talentosíssima autora Sophie Kinsella, em especial a série "Delírios de consumo de Becky Bloom"!!!

11. Leitura Boa: Como você enxerga o mercado brasileiro hoje?
Samanta: Vejo uma grande valorização da literatura nacional, não somente por parte das editoras, mas principalmente por parte dos leitores. Existe (ou, ao menos, existia) certo preconceito para aderir aos livros do nosso país... acredito que essa virada esteja acontecendo porque as editoras estão dando mais atenção e "caprichando" mais na publicação de novos autores. Isso é interessante para todos. Para o autor que tem seu livro publicado com uma boa capa, revisão e diagramação; para a editora, que tem um produto interessante no mercado; e, principalmente, para os leitores, que vão passar horas agradáveis com um excelente livro!

12. Leitura Boa: Para você a literatura brasileira está bem servida atualmente?
Samanta: Temos excelentes autores, deponstando e destacando-se! Vejo, como exemplo, a Tammy Luciano, a Lycia Barros, o Maurício Gomyde, entre outros, que conquistaram uma imensa legião de fãs! Outros que estão crescendo ( e muito merecidamente) são a Adriana Brazil, Josy Tortaro, Fernanda Belém, Márcia Rubim, Lu Piras etc. !! É delicioso acompanharmos a trajetória uns dos outros, todos se apoiam muito.

13. Leitura Boa: Deixe uma mensagem para as pessoas que desejam ingressar nas escritas literárias e para seu público em geral.
Samanta: Meu recado é que, se você tem o sonho de publicar seu trabalho e se tornar escritor, encontre a sua verdade, o seu talento natural! Inspire-se com outros autores, sim, mas não se preocupe em seguir o que os levou a fazer sucesso. Cada um tem seu "jeitinho especial" de colocar as palavras, e isso deve ser respeitado! Não tenha medo de ser original. E também jamais desanime com as dificuldades que surgirem para que você ingresse no mercado literário; tenha fé e siga em frente, com paciência e perseverança! Afinal, escrevemos porque amamos fazer isso, e não podemos parar por causa de alguns obstáculos que, na hora certa, conseguiremos contornar. Siga em frente, Sempre! E acredite em você.

Meu muito obrigado a nossa querida Samanta Holtz, todo o sucesso que vc merece. Deus abençoe sempre!!!
Elissandro Lira  - Blog Leitura Boa 
06 de Julho de 2012


















2 comentários:

  1. Olá, Elissandro!!!

    Eu que agradeço pelo espaço cedido aqui no blog :)
    A entrevista ficou ótima!!


    Obrigada, de coração.


    Abraços,
    Samanta

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço Samanta, por esta abrilhantando nosso blog com suas lindas palavras! Muito sucesso e viva a leitura, rsrsrs

    Abraços
    Elissandro

    ResponderExcluir