ENTREVISTA: ELIANA BARBOSA

1 comentários

Olá pessoal, hoje trago para vocês uma entrevista que fiz com a querida Eliana Barbosa, autora do livro Seja o Herói de Sua História, da Editora Novo Século. Uma verdadeira lição de vida e de superação, vale a pena acompanhar.



1.     Blog Leitura Boa: Eliana por Eliana?
Eliana Barbosa: Sou uma pessoa cheia de sonhos e determinação, casada há 25 anos com Fernando, mãe e avó “coruja”, e profissional da área da comunicação – livros, jornais, revistas, TV, rádio e palestras motivacionais -, apaixonada pelo que faço! Meu lema é CONFIAR – em Deus, em mim mesma e nas pessoas que mereçam minha confiança. 

2.  Blog Leitura Boa: Como e quando despertou em você essa vontade de escrever?  
 Eliana Barbosa: Desde jovem, sempre gostei de ler e de escrever – talvez tenha herdado essa habilidade de meu pai, também escritor. Mas o máximo que eu escrevia eram as redações da escola. Porém, no ano de 2000, comecei a trabalhar com autodesenvolvimento, com grupos de apoio e comecei a redigir textos para divulgar o meu trabalho em jornais de minha cidade natal – Uberaba (MG). Poucos meses depois, fui convidada pela editora de um desses jornais – a jornalista Rose Dutra – para que me tornasse articulista semanal desse jornal diário. Aceitei e nunca mais parei de escrever.  

3.    Blog Leitura Boa: O que é ser autor para você? Está realizada?  
Eliana Barbosa: Para mim, ser autor é uma tarefa abençoada e de extrema responsabilidade. Tudo o que escrevo eu leio e releio inúmeras vezes para conferir se a mensagem que estou passando é positiva e construtiva. Sei o poder de influência que um autor pode ter sobre seus leitores e isso me faz querer cada vez mais semear a esperança e a confiança em cada um deles. Sinto-me realmente muito realizada, não só pelo sucesso de vendas das minhas obras mas, principalmente, pelo retorno alegre e carinhoso que recebo dos meus leitores, contando o quanto suas vidas mudaram depois da leitura dos meus livros. Para mim, essa é a maior realização de um autor que seja comprometido com o bem comum. 



4.     Blog Leitura Boa: Como você vê o momento atual da escrita brasileira? Como está sendo entrar no mercado internacional? 
Eliana Barbosa: Vejo a escrita brasileira em um bom momento, com muitos novos autores sendo revelados e, principalmente, muitos escritores focados no campo do autodesenvolvimento. Isso é muito bom!
Quanto à minha entrada no mercado internacional, é a realização de um objetivo de quatro anos. No ano de 2010, quando eu fazia uma palestra em um evento literário em Atlanta, nos EUA, conheci o roteirista, dramaturgo e cineasta americano Richard Krevolin, que também foi palestrante lá e fui convidada por ele para escrevermos juntos um livro com nossas histórias pessoais de superação, que pudesse inspirar os leitores a acreditarem mais em si próprios e na Vida. Aceitei e, depois de dois anos, lançamos o livro SEJA O HERÓI DE SUA HISTÓRIA nas versões em português e em inglês. No Brasil, em SP, o lançamento foi em junho desse ano e nos EUA, em Hollywood, foi no mês de julho. E agora, em setembro, estou voltando aos EUA para o lançamento das duas versões em uma Exposição em Boston, acompanhado de uma palestra sobre o tema. E não quero parar mais! Agora, estou procurando oportunidades na Europa, pois com as minhas obras nesses países, terei também oportunidades de palestrar e divulgar todo o meu trabalho. 

5. Blog Leitura Boa: Que elementos você usa para criar uma obra que pode transformar vidas? 
Eliana Barbosa: São elementos do cotidiano de todos nós – nossos medos, nossos sonhos, nossas mágoas, nossas culpas, tudo o que de certa forma nos desvia da felicidade. Em meu trabalho como life coach e psicoterapeuta, percebo que as maiores dores de meus clientes são muito parecidas e geralmente são resultado da falta de autoconhecimento. E tudo isso eu utilizo como inspiração para escrever lições transformacionais. 

6.  Blog Leitura Boa: Seu mais recente livro, Seja o Herói de sua História acaba de ser lançado, foi feito algum tipo de pesquisa no desenvolvimento do enredo, houve alguma influência? 
Eliana Barbosa: Como ele é um livro que traz em sua essência histórias reais de superação das vidas dos autores e de alguns amigos nossos, a influência maior foi das nossas experiências pessoais. Inserimos também alguns contos de teor inspirador e um dos capítulos traz uma entrevista que fizemos com o psiquiatra norte-americano Jason Barnhart, sobre como ele apoia seus pacientes através da conscientização de suas histórias e da forma como eles podem reescrever essas histórias e mudar suas vidas.  

7. Blog Leitura Boa:Qual o sentimento após o término de uma obra? Qual o retorno desejado? 
Eliana Barbosa: O sentimento é de um imenso alívio, principalmente no caso dessa obra a quatro mãos. Como o meu parceiro desse livro é um professor famoso de Storytelling nos EUA, além de roteirista e dramaturgo, minha responsabilidade de escrever melhor foi muito maior, porque eu não queria desapontar quem confiou tanto em mim para essa parceria. Então, ter o livro pronto e tão bem aceito pelos leitores é uma imensa satisfação. O retorno desejado por mim e por Richard é não só em vendas, mas também em oportunidades de palestras sobre o tema e, no meu caso, em me destacar como escritora internacional. 

 
8.    Blog Leitura Boa: Defina Seja o Herói de Sua História 
Eliana Barbosa: Um livro carinhosamente escrito para mostrar aos leitores que sempre é possível sairmos do papel de vítimas, de figurantes e coadjuvantes de nossas histórias e nos tornarmos os autores e protagonistas, os verdadeiros heróis de nossas vidas! Nossas histórias pessoais contadas nesse livro mostram momentos difíceis em que precisamos usar nossa força interior, nos libertar de crenças limitantes, exercitar o perdão e mudarmos nossas formas de pensar para podermos nos superar e reescrever histórias com finais felizes. 

9.   Blog Leitura Boa: Onde você busca inspiração? Tem algum ritual antes de iniciar um novo projeto? Realiza algum estudo?
Eliana Barbosa: Minha inspiração vem realmente do dia a dia de todos nós, das queixas e problemas comuns das pessoas - amor, decepções, ressentimento, culpas, medos, sonhos, etc... Meu único ritual é fazer uma meditação ou oração, todos os dias, antes de começar a escrever, para que as minhas ideias fluam melhor. Estudos são sempre importantes. Sempre que posso participo de cursos – aqui no Brasil e nos EUA também – de Storytelling e de técnicas de escrita criativa e tenho o meu consultor literário, James McSill que me acompanha desde 2009 com orientações preciosas para que meus livros realmente atinjam o objetivo de encantamento e transformação.  

10.  Blog Leitura Boa: O que gosta de ler? Pode citar algumas de suas obras preferidas.
Eliana Barbosa: Minha preferência é autodesenvolvimento, mas gosto muito também de ler biografias. Costumo ler três livros ao mesmo tempo, porque gosto de variar os temas. Atualmente estou lendo “The Power of Habit”, de Charles Duhigg, “Roberto Marinho”, de Pedro Bial e  estou relendo o livro que meu marido – Fernando Vieira Filho - acabou de lançar “Cure suas mágoas e seja feliz!”

11.  Blog Leitura Boa: O que significa para você ter sua obra lida e conhecida por milhares de leitores no mundo todo? 
Eliana Barbosa: Significa que estou sendo bem sucedida no compartilhamento de ideias e posturas que fizeram uma enorme diferença positiva em minha vida! Isso é altamente motivador para mim!

12.  Blog Leitura Boa: Sua experiência na televisão influenciou na elaboração de sua obra?  
Eliana Barbosa: Trabalho como apresentadora de TV há 9 anos e tenho aprendido muito com os convidados de meus programas, geralmente profissionais do comportamento humano. E quando escrevo meus livros e artigos para revistas e jornais, ou mesmo em minhas palestras, procuro compartilhar esse aprendizado. 

13.  Blog Leitura Boa: Deixe uma mensagem para todos aqueles que almejam um dia tornar-se donos de si mesmos, que querem alcançar seus objetivos e travam uma luta incessante em busca da felicidade. 
Eliana Barbosa: A minha mensagem é: pare de terceirizar a sua felicidade e assuma o seu direito e o dever de ser feliz! Eu tenho uma declaração que fica colada na porta do meu quarto e que é muito útil para mim quando começo a ficar aborrecida com a vida ou com pessoas ao meu redor: “Eu declaro que saio da minha frente e paro de atrapalhar a mim mesma!” Se você quer ser feliz e realizado, dê um basta à sua inércia e às suas próprias desculpas. E permita-se receber da vida o que há de melhor – permita-se ser feliz! 



Um comentário:

  1. Caro amigo Elissandro Lira, muito obrigada pela oportunidade de divulgar meu trabalho através do seu blog e dessa entrevista tão bem conduzida por você!!!
    Quero deixar aqui o meu site para que os internautas que queiram se inspirar mais - www.elianabarbosa.com.br
    Desejo a você muita LUZ E ALEGRIA DE VIVIER!!!
    Eliana Barbosa
    www.elianabarbosa.com.br

    ResponderExcluir