SAGRADA FAMÍLIA - ZUENIR VENTURA

0 comentários
Título: Sagrada Família
Autor (a): Zuenir Ventura
Editora: Alfaguara / Objetiva
ISBN: 9788579621413
Número de Páginas: 232

Sinopse
 
Em seu novo livro, Sagrada Família, Zuenir Ventura entrelaça memória e ficção para compor uma narrativa lírica e cativante sobre os amores que resistem ao tempo e a perda da inocência. Com nostalgia e bom humor, o narrador faz uma viagem ao passado, à ficcional cidade de Florida, para recontar o que viveu em meio a uma numerosa família fluminense. "Este é um livro fortemente inspirado em memórias, mas para não criar problemas familiares com parentes ainda vivos, inventei muita coisa, troquei nomes, romanceei episódios. O que eu queria mesmo era contar uma história que representasse a hipocrisia daquela época", conta Zuenir, sobre sua infância e adolescência vivida em universo "tipicamente Rodrigueano". Com tipos e cenas que, reconhece o autor, lembram de fato personagens das crônicas de Nelson Rodrigues, Zuenir recria, com grande sensibilidade, os anseios e as atribulações de uma família vivendo na região serrana do Rio de Janeiro, dos anos 1940 até um passado não muito distante. Sagrada Família é também uma história cativante sobre a vida interiorana, com as matinês de domingo, o footing na praça nos finais de semana, os flertes. Tudo isso à sombra de um período crucial na História do Brasil às vésperas de entrar na Segunda Guerra, com suas intrigas políticas e passionais, compondo o emocionante retrato de uma época.

Um obra fantástica e tipicamente brasileira, uma viagem pela história do Brasil e sua participação na Segunda Guerra Mundial. Zuenir nos leva nesta narrativa a uma viagem cativante e engraçada pelo cotidiano de uma familía brasileiríssima em meados dos anos de 1940, com seus causos cômicos da personagem de tia Nonoca, que na trama é viuva e chefe da família. 

Tia Nonoca é um baluarte da moral e dos bons costumes, pelo menos aparentemente, pois suas idas diárias a farmácia não tem nenhuma ligação com seu estado de saúde, mas sim com seus incasáveis desejos sexuais pelo farmacêutico. O núcleo principal da trama ainda conta com as filhas de tia Nonoca, Cotinha, uma jovem sonhadora desafiadora, muito a frente de sua época, sempre em busca do seu príncipe encantado e Leninha, que embora fosse sonhadora e desejasse o mesmo que sua irmã, era mais contida e obediente. Com um enrredo maravilhoso, muito bem escrito e de fácil entendimento, Zuenir nos mostra através da visão de um menino, o Manuéu, personagem narrador, histórias de amores, descobertas, enganos, encontros e desencontros, com um desfecho inesperado. Recomendo esta obra maravilhosa da literatura brasileira.


 


Postar um comentário