FREUD, ME TIRA DESSA! - LAURA CONRADO

5 comentários
Título:  Freud, me tira dessa!
Autor(a): Laura Conrado
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576796541
Número de Páginas: 239

Sinopse

Freud, me tira dessa! narra a história de Catarina, uma jovem que passa a morar sozinha em função do novo emprego. Dona de uma vida amorosa catastrófica e disposta a rever suas escolhas, Cat busca ajuda na psicoterapia. Como se não bastasse o dolorido processo de conhecer a si mesma e de adentrar na relação com seus familiares, Catarina se apaixona pelo terapeuta. No auge de sua angústia, a personagem recorre ao pai da Psicanálise para sair dessa. Por meio das confusões de Cat, é possível não simplesmente rir, mas também se identificar com a profunda trajetória de autoconhecimento e aceitação da própria história. O livro rendeu à autora o Prêmio Jovem Brasileiro 2012 na categoria Literatura.

Uma surpresa, um thriller maravilhoso, tem de tudo, romance, comédia, drama... Muito bem escrito, uma liguagem direta e de fácil entendimento. Gostei muito das situações criadas para personagem, os causos de amor, o cotidiano do trabalho, seus dramas e dúvidas. A trama traz a história de Catarina, uma jovem indepedente, que mora sozinha, é formada e trabalha numa grande empresa, saiu cedo das casa dos pais para ganhar a vida na cidade grande e vive as turras com suas dúvidas, frustrações e traumas que sua vida  carrega. Aliás, vida de Catarina não vai nada bem, uma menina que sofreu muito na infância com o desprezo da mãe que teve depressão pós-parto e sempre achou que não tinha o seu amor e até chegava a sentir ódio. Em meio a um mar de desilusões, uma péssima vida amorosa, Cat tenta sua ultima cartada em busca do seu auto conhecimento, ela decide fazer terapia, e apesar de todos os problemas Catarina acaba se apaixonando perdidamente pelo seu terapeuta.

"Estou no começo do meu desespero, e só vejo dois caminhos: ou viro doida, ou santa." (Adélia Prado)

Uma obra fantástica! Apesar de retratar a vida de uma personagem do gênero feminino, a trama cai muito bem para o gênero oposto também, pois retrata o que acontece no nosso cotidiano, as coisas engraçadas,os dramas, as paixões, as dúvidas, as loucuras e por aí vai. Cat nos leva a uma viagem interior, na verdade acho que um dos grandes pontos do livro e nos mostrar que é possível nos redescobrimos e que a vida como diz o " Luiz" (terapeuta) é dinâmica, o que é hoje, pode não ser amanhã. Durante a leitura dessa obra me encontrei varias vezes fazendo análises da vida, me peguei colocando-me no lugar da personagem...

"...Ela deu um jeito de realizar o desejo dela. Eu ainda não sabia qual era o meu. Minhas relações estavam norteadas pelas minhas mágoas. Agora que eu me via um pouco livre delas, sentia que precisava de novas coisas. Lembrava, que quando era criança, queria viajar muito pelo mundo. Aquela vontade permanecia e talvez eu devesse tentar algum projeto fora do país..."

 Estou apaixonado por Cat. Esse livro com certeza poderia ser adaptado para a tv, uma série sobre essa trama seria deliciosa. Foi uma  leitura muito agradável, ri horrores com a personagem e suas situações inusitadas, a autora Laura Conrado soube conduzir esta história com maestria, muito bem bolada, na medida certa, uma obra maravilhosa, evolvente e surpreendete.




5 comentários:

  1. O livro me parece ser bem divertido.
    Sua resenha me deixou bem afim de lê-lo.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um bom livro, gostei da sua resenha nenis :3

    Larissa,
    garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. "Freud me tira dessa!" é um livro escrito de forma bem simples e corrida que nos prende desde da primeira página até o fim. Adorei as situações nele criada; você ri e se surpreende com o desenrolar das histórias.
    Um breve resumo de toda a obra escrita seria a citação de Guimarães Rosa: viver é um rasgar-se e remendar-se!
    A autora Laura Conrado viaja de forma engraçada nos nossos desejos e sentimentos mais obscuros. Catarina, a personagem principal, trava batalha com ela mesma, com a mãe, irmã, colega de trabalho e seus exs, mas depois de tanto sofrer e se martirizar, aprende segundo o próprio Freud, que a inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.
    Livro lido e recomendado!

    ResponderExcluir
  4. Belíssima indicação, eu li e adorei a história...como disse meu querido amigo Eli : "O livro é a sua cara!!" ..realmente rsrs..Eu me via em cada situação da Catarina, as atrapalhadas nos romances e a animação pelo trabalho hehe...cada passagem do livro era uma risada... é uma história simples mas que faz o leitor não desgrudar do livro pra saber o que acontece...muito boa...Recomendadíssimo..^^)
    Débora Brito...

    ResponderExcluir
  5. Parece um livro bacanão! Vlw por indicar!

    ResponderExcluir