AUTOR EM DESTAQUE : EDNEY SILVESTRE

0 comentários
BIOGRAFIA

Edney Silvestre é natural da cidade de Valença, nascido no dia 27 de abril de 1950, é escritor e jornalista. Venceu o Premio Jabuti de Melhor Romance 2010 e o Prêmio Sâo Paulo de Literatura Categoria Estreante com seu primeiro romance, "Se eu fechar os olhos agora".
Ao sucesso de crítica ("Magnífico retrato do instinto humano") e de vendas no Brasil seguiu-se acolhida internacional. "Se eu fechar os olhos agora" já foi publicado em Portugal (Editora Planeta/Manuscrito) e na Sérvia (sob o título "Kad zatvorin oçi", editora Evro-Giunti), onde Silvestre foi convidado especial da 56a. Feira do Livro de Belgrado, uma das quatro maiores do mundo; Em janeiro de 2012 o romance saiu na Holanda, sob o título "Als ik mijn ogen sluit" (editora Arbeiderspers), traduzido por Harrie Lemmens, o mesmo de obras de Fernando Pessoa e José saramago. O romance sairá também na França, Itália, Alemanha e Inglaterra.
Em novembro de 2011 Edney Silvestre lançou "A felicidade é fácil", seu segundo romance. A trama narra o sequestro de uma criança e a relação entre este crime e a corrupção na Era Collor. Passado em um único dia, com um grande flashback ao Comício das Diretas de 25 de janeiro de 1984, na Praça da Sé, em São Paulo, o romance foi chamado de "sublime" pelo escritor Luiz Ruffato. Os direitos de tradução foram adquiridos na França, Estados Unidos e Grã-Bretanha.
No mes seguinte Silvestre foi incluído pela Revista Época entre as 100 personalidades mais influentes do Brasil em 2011, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, Eike Batista, José Maria Beltrame, Carlos Saldanha, Neymar, Fernanda Montenegro, Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. A revista Alfa escolheu Silvestre como um dos Homens do Ano de 2011. Em janeiro de 2012 tornou-se o primeiro brasileiro convidado para o festival Writers Unlimited-Winternachten, em Haia, na Holanda.
Na televisão Edney Silvestre é Repórter Especial da TV Globo. Criou e apresentou o programa Brasileiros(2010) da Rede Globo, ao lado de Marcelo Canellas e Neide Duarte, campeão de audiência e aplaudido pela crítica. Na Globonews, desde 2002 entrevista grandes nomes do mundo dos livros no Espaço Aberto Literatura. Entre seus entrevistados estiveram quatro premiados com o Nobel (Mario Vargas Llosa, Nadine Gordimer, Ohran Pamuk, José Saramago) e a nata das letras brasileiras, como João Ubaldo Ribeiro, Adelia Prado, Lygia Fagundes Telles, Luiz Ruffato, Lya Luft, Bernardo Carvalho, Zelia Gattai, Milton Hatoun, Nelida Piñon, Cristovão Tezza, Ana maria Machado.

OBRAS SELECIONADAS
  • A felicidade é fácil
  • Se eu fechar os olhos agora
  • Contestadores
  • Outros tempos
  • Dias de cachorro louco
  • Grandes entrevistas do Milênio 
  • Co-autor de O livro das grandes reportagens  
  • Co-autor de As melhores entrevistas de O Globo


Postar um comentário