VIDAS SECAS - GRACILIANO RAMOS

2 comentários
Título: Vidas Secas
Autor (a): Graciliano Ramos
Editora: Record
ISBN: 8501067342
Número de Páginas:  175
 
Sinopse

Em ´Vidas Secas´, o autor se mostra mais humano, sentimental e compreensivo, acompanhando o pobre vaqueiro Fabiano e sua família com simpatia e uma compaixão indisfarçáveis. Além de ser o mais humano e comovente dos livros de ficção de Graciliano Ramos, ´Vida Secas´ é o que contém maior sentimento da terra nordestina, daquela parte que é áspera, dura e cruel, sem deixar de ser amada pelos que a ela estão ligados teluricamente. O que impulsiona os seres desta novela, o que lhes marca a fisionomia e os caracteres, é o fenômeno da seca. ´Vida Secas´ representa ainda uma evolução na obra de Graciliano Ramos quanto ao estilo e à qualidade estritamente literária.
Esta nova edição teve como base a 2ª edição do romance, com as últimas correções feitas por Graciliano Ramos. Os originais estão no Fundo Graciliano Ramos, Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Este projeto de reedição da obra de Graciliano Ramos é supervisionado por Wander Melo Miranda, professor titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Neste clássico de nossa literatura, Graciliano Ramos desnuda a realidade do nosso povo sertanejo, apesar de ter sido escrito a muitos anos, traz a tona a realidade do povo sertanejo, seu sofrimento e as mazelas causadas pela seca que assola o Nordeste do nosso país.  Nesta trama, o autor narra a saga de uma típica família sertaneja, tentando fugir da seca e buscando uma vida melhor, sem o sofrimento da fome.

Vidas Secas mostra de forma simples tudo que acontece na vida do nordestino. Todos os anos esse povo que nunca desiste passa pelo mesmo problema, que muitos dizem ser obra divina, no entanto sabemos que a seca é um indústria e seu principal causador é a politicagem currupta que nos assola desde sempre, é o coronolismo que ainda impera naquela região. E a população fica a mercê dessa situação, uma população, sem a devida educação, continuam aceitando e se submentendo a esse atentado contra a diginidade humana.

Vidas Secas é sem dúvida uma das obras mais importantes da literatura brasileira, não pode faltar em nossa estante de leitura, ela nos abre os olhos para os desencontros de nosso país.


2 comentários:

  1. Eu li esse livro quando prestei vestibular, foi uma leitura lenta, mas gostei bastante do livro, isso a quatro anos atrás.
    Abraços!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Livro muuuito bom. Li na época de escola... Fiquei chocada e doida para conhecer um pouco mais da literatura nacional. Depois deste, lembro que li O Quinze, de Rachel de Queiroz. Mesmo os livros tendo temas parecidos, são distintos em suas escritas.
    Amo os dois!

    ResponderExcluir