DICA DE HOJE: A MALA DE HANA, UMA HISTÓRIA REAL - KAREN LEVINE

2 comentários
Título:  A Mala de Hana - Uma história real
Autor(a): Karen Levine
Editora: Melhoramentos
ISBN: 9788506055656
Número de Páginas:112

O livro conta a história de uma família judia em meio a tristeza e o horror do holocausto. A obra foi desevolvida em três ambientes, a Checoslováquia (República Tcheca) onde vivia a familia de Hana, no Japão, onde moravam a jovem Fumiko e seu grupo de jovens estudantes e no Canadá, onde morava um homem que seria mais tarde o desfecho da história. Uma mala recém chegada no Centro Educacional do Holocausto de Tóquio, no Japão com escritas em tinta branca, que diziam - 'Hana Brady, 16 de maio de 1931', e 'Waisenkind', a palavra alemã para órfã. As crianças japonesas viram a mala na exposição no Centro de História do Holocausto e ficaram muito curiosas e com muitos questionamentos. Para tentar corresponder a curiosidade das crianças, Fumiko Ishioka, a curadora do centro, sai em busca da história de Hana, de tudo que havia acontecido. O mistério remeteu Fumiko a setenta anos antes, à estonteante Hana e sua família, cuja vida feliz numa pequena cidade tcheca foi virada de cabeça para baixo após a invasão dos nazistas.
Esta obra esta mais que recomendada, principalmente para crianças e adolescente, para que possam conhecer essa parte negra de nossa história, o Holocausto e tentar a partir do hoje criar um mundo melhor de paz e harmonia. Uma história emocionante e contagiante que traz a tona as mazelas da guerra nazista, a luta de uma garotinha pela sobrevivência, e acima de tudo uma luta para manter viva a chama de esperança que teima em se apagar a cada dia.


2 comentários:

  1. Encantado com a "A Mala de Hana". Durante toda a história me senti atraído por Hana, George e Fumiko. Espero que todas as pessoas que tenham lido, ou as que vão ler compreendam que a história do mundo é relevante para a nossa história e que, apesar da maldade inominável, pessoas e atos de bondade fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  2. O História de Hana realmente é marcante, triste, mas necessária, para que nos possamos compreender o que realmente significa Holocausto, esse período negro de nossa história, que nos traz muitas angústias, tristezas, mas acima de tudo nos mostra como precisamos sempre buscar a igualdade, a paz, a esperança e a dignidade humana.

    ResponderExcluir