DICA DE HOJE: SÓCRATES E THOMAS MORE (Correspondências Imaginárias) - GABRIEL CHALITA

1 comentários
Título:  Sócrates e Thomas More - Correspondências Imaginárias
Autor(a): Gabriel Chalita
Editora: Planeta
ISBN: 9788576657217
Número de Páginas: 128
Inspirado em dois filósofos, Gabriel Chalita constrói seus dois personagens - Sócrates e Thomas More. More, um professor, transmite em suas cartas toda a sua angústia em relação à humanidade e aos problemas vivenciados diariamente - a falta de respeito que as pessoas têm umas pelas outras, a facilidade com que os políticos se corrompem, a ausência de moral nos relacionamentos. Sócrates, um camponês, tenta com sabedoria mostrar ao amigo, mas também a si mesmo, que apesar de tudo ainda resta à esperança.
Esta obra encanta pelo modo como nos mostra nossas próprias angústias, cada carta nos remete a reflexões profundas do cotidiano da humanidade, suas frutações, seus medos, seus egoímos, sua ganância e ao mesmo tempo nos motiva a não nos entregarmos as essa mazelas que nos são apresentados diariamente. As cartas não tem a pretenção de trazer a verdade, mas sim mostrar que nao existe uma verdade única, o autor busca motivar-nos a desenvolver nossas idéias e nunca nos acomodar-mos, ele traz ainda ideias de perseverança e esperança, a condição humana é colocada em xeque em todos os momentos, mas sempre com a contra partida da esperança no humano, na bondade e no bom caratismo, suas cartas nos levam a uma grande reflexão e a nossas próprias conclusões.


Um comentário:

  1. O livro é uma fonte de reflexão constante sobre a condição do ser humano, sobre a ética nas relações inter e intrapessoais. O autor faz caminhar pelo nosso inconsciente verdades e angustias diárias vivida por qualquer ser pensante. Questões como: Fazer o que é correto por medo das consequências é a forma mais frágil de ser correto; Nascemos com a verdade, mas perdemos toda a vida sem nos dar conta disso; A ambição é como uma droga. Quanto mais se tem, mais se quer; Ninguém consegue ser feliz fazendo infeliz o outro. Fomos pensados e feitos com a necessidade real de conviver; É preciso superar a ânsia do aplauso. O desejo não pode sufocar a consciência; O poder não corrompe o homem, ele apenas revelá-o. Depois de ler e refletir sobre cada pensamento, só nos cabe por em práticas todas as verdades e tentarmos ser pessoas melhores. Sócrates e Thomas More Correspondências imaginárias, um ótimo livro pra quem precisa de um pouco mais de esperança e pra todo aquele que não permite que as dores o paralisem, porque de certa forma sabe que nós temos o poder de resgatar a utopia perdida.

    ResponderExcluir