ENTREVISTA: MAURÍCIO GOMYDE

0 comentários
Olá pessoal, hoje em nossa entrevista semanal temos mais um novo valor de nossa literatura, Maurício Gomyde, fiquei muito feliz e entrevistá-lo, ainda mais estando em Brasília, nossa querida cidade, desde já agradeço ao Maurício pela gentileza. Então agora vamos conhecer um pouco mais sobre nosso autor.

1. Leitura Boa: Fale um pouco sobre você? 
Maurício: É sempre difícil falarmos de questões pessoais, e isso deixo para as pessoas que me conhecem... rs. Falar do meu trabalho é mais fácil. Eu sempre fui um músico que escrevia. Com o tempo passei a ser um escritor que toca. Acho que isso me define bem, porque sou alguém que gosta demais de música e livros. Procuro misturar isso nas minhas histórias e na minha vida. De resto, acho que sou alguém simples. Só temos plena certeza desta vida, então que a tornemos interessante e única, todos os dias. 

2. Leitura Boa: Como e quando despertou em você essa vontade de escrever?
Mauríco: Na adolescência já lia muitos livros. Isso, naturalmente, já foi plantando em mim a vontade de contar minhas próprias histórias. Um dia acordei com a ideia de escrever um livro. Bem assim, simples. Daí saiu o “O Mundo de Vidro”, e não parei mais. Agora, virou um vício, uma necessidade diária.

3. Leitura Boa: O que é ser autor para você?
Maurício: Todo autor é alguém que sente necessidade de contar suas coisas e de ser lido. Não escrevo para mim, mas para que as pessoas possam se emocionar, se divertir, ter bons momentos com o livro nas mãos. Acho que o autor é um veículo. As histórias estão todas aí para serem contadas. Todo mundo é autor, em última instância. Uns colocam as histórias no papel, outros apenas as vivem.

4. Leitura Boa: Como você vê o momento atual da literatura brasileira?
Maurício:  Estou achando bem interessante porque tenho sentido que muita gente tem procurado conhecer, tem se interessado em ler. A cada dia recebo mais pedidos de parceira, mais pedidos de entrevista (como a sua, e pela qual te agradeço imensamente). As pessoas querem saber o que pensamos, como trabalhamos, quais os projetos, etc. No final das contas, tudo se resume a boas histórias e nós, brasileiros, somos ótimos contadores de histórias...rs.

5. Leitura Boa: Sendo da nova safra de autores nacionais, como você vê a concorrência com a literatura estrangeira? 
Maurício:  Há, ainda, certo preconceito com livros nacionais, o que acho uma grande besteira. Nossa, já li muitos livros estrangeiros ótimos e também cada bomba! rs Da mesma forma, já me deparei com livros nacionais excelentes e também ruins. Ou seja, no final das contas, há livros bons e livros ruins, seja em que língua for.

6. Leitura Boa: Seu mais recente livro, O Rosto que precede o Sonho, ainda será lançado, foi feito algum tipo de pesquisa no desenvolvimento do enredo, houve alguma influência?
Maurício:  Sempre pesquiso demais para construir as personagens. O livro tem como personagens principais um compositor de trilhas sonoras para o cinema e uma fotógrafa. Como não sou nem uma coisa nem outra, tive que pesquisar bastante. Isso é fundamental no processo de escrita, porque enriquece o texto, torna mais crível. É um texto dentro do meu estilo (comédia romântica) com muita citação musical (que é algo que eu gosto muito de fazer). Acho que as pessoas vão gostar. Espero! Rs

7. Leitura Boa: Qual o sentimento após o término de uma obra?
Maurício: Acho que o sentimento do dever cumprido e ao mesmo tempo de certo abandono. Não ter mais o privilégio de escrevê-la diariamente é angustiante. Mas, ao mesmo tempo, agora há a chance de as pessoas conhecerem a história. Espero que se emocionem ao ler o tanto que me emocionei ao escrever.

8. Leitura Boa: Defina O Rosto que precede o Sonho?
Maurício: O rosto que precede o sonho é o daquela pessoa que nosso subconsciente deseja que esteja ali, deitada ao nosso lado na hora de dormir. Refere-se a quem a gente realmente é quando não temos mais controle das nossas ações. Tem a ver com a autenticidade do sentimento.

9. Leitura Boa:  Onde você busca inspiração? Tem algum ritual antes de iniciar um novo projeto?
Maurício:  Eu penso demais antes de começar. Fico dias inteiros pensando. Quando acho algum gancho bom, invisto pesado. Como não tenho pressa de lançar nada, o tempo é meu aliado. Mas eu sempre penso no leitor. Quero que ele se divirta lendo minhas histórias. Quando se tem em mente o leitor, a coisa sai mais fácil. Acho. rs

10. Leitura Boa: Quais são as obras da literatura nacional ou estrangeira que você mais gosta? 
Maurício:  Tenho lido muito os novos autores nacionais e estrangeiros. Li muitos clássicos já, e isso é bom para formar seu caráter, sua linha de raciocínio. Mas estou na fase de ler os atuais, até para tentar fazer diferente. Na verdade, acho que sou mais influenciado pelo cinema do que pela literatura. Tento escrever livros como se fossem filmes. E acabo que assisto muito mais a filmes do que leio livros. Preciso ler mais!!!! rsrs

11. Leitura Boa: O que significa para você ter sua obra lida e conhecida por milhares de leitores?
Maurício: É muito gratificante, é o “fechamento do ciclo” do livro. O livro começa no primeiro momento em que penso na história, e só vai terminar quando o leitor que eu nem conheço virar a última página e pensar “uau!”. Se não tiver o “uau”, algo saiu errado... rs. Não tenho vaidade quanto a isso e há gente que me detona, sem problemas. Gosto demais de contar as histórias, e quanto mais gente ler e gostar, mais vontade e força terei para continuar. Por enquanto, não penso em parar jamais. 

12. Leitura Boa: Apesar de seu novo livro ainda não ter sido lançado, você já tem algum novo projeto em mente?
Maurício: Sim. O quarto livro já tem início. Já sei de onde vem e pra onde vai. Assim que passar o turbilhão pelo lançamento do terceiro, sento e daí seja o que deus quiser. Mas meu maior projeto atualmente é a abertura da minha editora, a Porto71. Quero lançar novos autores que estejam dentro da linha editorial, textos bons de novos autores nacionais.

13. Leitura Boa: Deixe uma mensagem para aqueles que almejam um dia tornar-se escritor e para seu público em geral.
Maurício: Todo mundo tem uma história pra contar. Todo mundo tem experiências, vontades, sonhos. Aqueles que desejam compartilhá-las é simples: escrevam! Há muita literatura boa sobre técnicas de escrita, teorias que auxiliam (ajudam, mas não são 100%!!!) o processo de escrita. Estudem construção de personagem, construção de cenas, de roteiros. Isso ajuda demais!
Ao público em geral, meu muito obrigado aos que já conhecem meus livros e acompanham meu trabalho. Aos que ainda não conhecem, espero os que quiserem “tomar um café” lá no www.mauriciogomyde.com.

E agradeço a você, Elissandro, pela oportunidade e abertura do “Leitura Boa” ao meu trabalho. Quando quiser, é só chamar.









Postar um comentário