MANUSCRITO ENCONTRADO EM ACCRA - PAULO COELHO

1 comentários
Título: Manuscrito Encontrado em Accra
Autor (a): Paulo Coelho
Editora: Sextante
ISBN: 9788575428221
Número de Páginas: 176
14 de julho de 1099. Enquanto Jerusalém se prepara para a invasão dos cruzados, um grego conhecido como Copta convoca uma reunião com os jovens e velhos, homens e mulheres da cidade. A multidão formada por cristãos, judeus e muçulmanos chega à praça achando que irá ouvir uma preleção sobre como se preparar para o combate, mas não é isso que Copta tem a lhe dizer. Tudo indica que a derrota é iminente, mas o grego só quer instigar as pessoas a buscarem a sabedoria existente em sua vida cotidiana, forjada a partir dos desafios e dificuldades que têm de enfrentar. O verdadeiro conhecimento, acredita, está nos amores vividos, nas perdas sofridas, nos momentos de crise e de glória e na convivência diária com a inevitabilidade da morte. Na tradição de O Profeta, de Khalil Gibran, o Manuscrito encontrado em Accra, de Paulo Coelho, é um convite à reflexão sobre nossos princípios e nossa humanidade. 
Este livro realmente é uma reflexão gritante sobre os valores, ou melhor, a perda de valores ao longo do tempo. Esse sim, pode ser considerado um livro de cabeceira, traz mensagens importantes para nossa vida, proposições que precisam ser levadas em consideração em todos os nossos atos, em todos os nossos momentos.
O mundo se encontra hoje perdido em meio a tanto desamor, tanta falta de fé, tanta maldade, tanta intolerência, e esta obra mostra que é possível vivermos em harmonia, cada um buscando seus espaços, lutando por seus objetivos, mas sempre respeitando o outro.
O livro coloca o amor no seu sentido àgape, ou seja, amor incondicional, longe de se reduzir a apenas um sentimento por outra pessoa, mas sim um amor como força de vida, coragem, respeito, dignidade, vivência, fé, é um livro que nos mostra valores que vem viajando no tempo desde a antiguidade, e que nos molda até hoje, mostra que vale a pena viver e que tudo que acontece em nossa vida serve como aprendizado, tudo sempre tem um propósito, apenas precisamos saber aproveitar.
“Ame. Não falo aqui apenas do amor por outra pessoa. Amar significa estar disponível para os milagres, para as vitórias e derrotas, para tudo o que acontece durante cada dia que nos foi concedido caminhar sobre a face da Terra.”


Um comentário:

  1. “A mais destruidora das armas não é a lança ou o canhão – que podem ferir o corpo e destruir a muralha. A mais terrível de todas as armas é a palavra - que arruína uma vida sem deixar vestígios de sangue, e cujas feridas jamais cicatrizam.” É com esse trecho do livro “Manuscrito encontrado em Accra” que resumo tudo o que foi lido e o que foi concluído dessa tão bela obra de Paulo Coelho. O ser humano é muito poderoso, só não sabe ainda como usar o seu poder a seu favor e a favor do outro. O livro vem de forma muito clara e objetiva trazer essa mensagem de coragem, de paz e confiança que todos nós precisamos. Quando diz: “Sejamos, senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras. No momento em que nos igualarmos ao adversário vil, estaremos lutando nas trevas, e o único a ganhar será o Dono das Trevas.”
    Ame. Porque você será o primeiro a se beneficiar com isso – o mundo à sua volta o recompensará, mesmo que num primeiro momento você diga a si mesmo: “Eles não conseguem entender meu amor.” Jamais perca uma oportunidade de demonstrar seu amor. Agora leia, pense e ame mais.

    ResponderExcluir