O PÁSSARO - SAMANTA HOLTZ

3 comentários


Título: O Pássaro
Autor (a): Samanta Holtz 
Editora: Novo Século 
ISBN: 9788576796381
Número de Páginas: 480
Sinopse:
Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino.
Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre.
Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados.

Uma obra literária esplêndida, este romance de Samanta Holtz me fez navegar para lugares nunca antes pisados ou sonhados, uma magia sem descrição, simplesmente extasiante, um história que me prendeu do começo ao fim, e com certeza vai conquistar cada leitor que abrir este livro. Com uma linguagem simples e direta, o que em minha opinião é um dos pontos fortes do livro, Samanta nos leva numa viagem de magia e sentimentos pelos tempos remotos do feudalismo, época essa em que predominava os mandos e desmandos do coronelismo exacerbado. 
Ela nos conta a história de uma jovem destemida, que desde cedo descobriu que não podia se submeter as tradições de sua época e luta para alcançar aquilo mais deseja, sua liberdade. A obra é narrada na terceira pessoa, mas conta com diálogos fortes e impactantes que nos prendem cada vez mais a sua leitura. A história se desenvolve espontaneamente pelos capítulos, sempre com algo ou alguma ação inovadora e reveladora, traduzindo todas as sensações e sentimentos dos personagens de forma clara e concisa. A trama está centrada em algumas personagens principais como Caroline, uma jovem sonhadora, uma contestadora de sua época, o que a deixou com muitas marcas, como Bernardo, no início um jovem bronco e amargurado pela submissão e pobreza, mas que se rendeu ao poder e a paz dos sentimentos, como o Barão Enézio Mondevieu, um homem frio, calculista, com coração seco de maldade e crueldade, um homem temido por todos, como a Baronesa Antonelle, mulher frágil, indefesa, submissa, mas que se transforma numa mulher destemida na luta por seu amor eterno, como a jovem Elizabeth, carinhosa, sempre amável, tímida e obediente, como Dinamene, uma serva fiel e guardadora de grandes segredose e como a bisa Antonieta, uma personagem chave da história, precurssora em questões de liberdade e que tem papel fundamental no desfecho da trama.

"O castigo de uma vida desgraçada é sempre maior que a morte, que mais liberta do que pune." (Página 475)
 
Esta história realmente me surpreendeu, muito bem escrita, cativante e com um final transformador e diferente que foge totalmente aos scripts dos melhores folhetins e dos contos de fadas, um final que nos mostra o grande valor e o esplendor de ser livre, é essa a mensagem que autora quer nos passar, a liberdade não tem preço, é um valor inestimável, e que vale a pena lutar com todas as forças para ser o dono de sua própria direção e viver como os pássaros que voam livre pelos ares deste mundo, buscando sempre novos horizontes. Como a própria personagem descobriu na bíblia, Deus nos deu o livre arbítrio, cabe a nós as escolhas.


3 comentários:

  1. Olá, Elissandro!!!

    Muuuuuito obrigada por me presentear com uma resenha tão linda sobre o meu livro......!!!

    Fiquei muito feliz com o quanto você captou tão perfeitamente a mensagem do final, além de interpretar muito bem meus personagens!! A essência do livro é exatamente essa que você explorou aqui!

    Obrigada por dividir com seus leitores :)


    Um abraço!


    Samanta Holtz

    ResponderExcluir
  2. “O castigo de uma vida desgraçada é sempre maior que a morte, que mais liberta do que pune.” O Pássaro, de Samanta Holtz, dar passe livre a uma viagem emocionante. A cada estação uma revelação, uma surpresa, um susto, uma lágrima, um sorriso de satisfação, apreensão. A melhor forma de desembarque é lendo até o fim. 32 capítulos bem bolados e empolgantes, 477 páginas de muito romance, aventura, perseguição, mistérios e o despertar de um sentimento conhecido como Amor.

    "E se, de repente, você descobrisse que a porta da sua gaiola nunca esteve realmente fechada?" Samanta faz um convite amigo e bem pensado para sairmos de nossas gaiolas e tentar uma liberdade jamais vivida. Deixemos o conformismo, a submissão e o comodismo de lado e vamos lutar pelo que realmente grita em nós. O objetivo de fazer isso? A nossa felicidade e a nossa real liberdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Murilo, pelas palavras tão lindas sobre meu livro! Amei sua interpretação, você foi ao encontro daquilo que mais busquei transmitir :)

      Um forte abraço!

      Samanta Holtz

      Excluir